segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Deu meia noite Tranca-rua!

Como as sextas eu estou colocanda os pontos, e por ser dia de Oxalá, eu não pretendo colocar pontos de esquerda, então como hoje é dia das almas, e esse final de semana foi gira de esquerda, algumas segundas colocarei pontos de esquerda.


Deu meia-noite
A lua se escondeu
Lá na encruzilhada
Dando sua gargalhada
Tranca-rua apareceu,

É laroyê, é laroiê, é laroyê.
É mojubá, é mojubá, é mojubá.

Ele é odara dando a sua gargalhada
Quem tem fé em Tranca-rua é só pedir que ele dá.

É laroyê, é laroyê, é laroyê.
É mojubá, é mojubá, é mojubá.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Contra Egum

Como essa quaresma estava usando um, que estourou, resolvi falar sobre ele, um objeto muito bom para afastar, neutralizar e te proteger contra espíritos ruins
.

 O contra egum é trançado de palha-da-costa podendo ter até três búzios. O pai de santo irá cruzar o objeto, com ervas, água benta, ou o que mais ele precisar, e colocará no braço esquerdo do filho, para o proteger de eguns, como obsessores, sofredores e espíritos zombeteiros.
   O filho poderá usar em locais muito carregados, como cemitérios, hospícios, hospitais e presídios, ou épocas, como a quaresma.
   Não se preocupe se ele apertar, na presença de espíritos ruins ele costuma a fazer isso. Se você utilizar ele durante a quaresma, como eu estava fazendo, você sentirá muito a mudança de pressão, vai ter hora que ele relaxará, ou apertará, podendo ser o local que você esta, a pessoa perto de você, ou algo que passou na redondeza.
   Se o contra egum estourar, evite ao máximo encostar nele e avise ao seu pai de santo, para que ele tome as providências adequadas da casa.
   Existe também um objeto semelhante chamado de senzala, em que há sete búzios, sendo ele restrito médiuns de alto grau, como um pai de santo.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Já Já - Samba de Roda

   Começando os posts das sextas, com os pontos cantados, resolvi hoje homenagear o carnaval. Então coloquei um ponto que usamos aqui no terreiro nas giras de baiano, e é originalmente um samba de roda composto por José Barbosa da Silva, ou mais conhecido como Sinhô, um sambista com o auge na década de 20.


Se a mulher fosse minha
Tirava do samba já, já
Dava uma surra nela
Até ela gritar: Chega!

Chega óh meu amor!
Vou me embora
Pra Bahia, eu vou.

Chega óh meu amor!
Vou me embora
Pra Bahia, eu vou.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Ponto de abertura de gira

   Estou agora realmente começando os meus posts, então nada melhor do que fazer com um ponto de abertura de gira. Com esse post vou começar aqui uma série onde toda a sexta eu vou colocar um ponto cantado, que usamos onde eu frequento. Aproveitem.



Vou abrir minha Jurema
Vou abrir meu Juremá
Vou abrir minha Jurema
Vou abrir meu Juremá
Com a licença de mamãe Oxum

E de Nosso Pai Oxalá
Com a licença de mamãe Oxum
E de Nosso Pai Oxalá
Já abri minha Jurema
Já abri meu Juremá
Já abri minha Jurema
Já abri meu Juremá
Com a licença de mamãe Oxum
E de Nosso Pai Oxalá
Com a licença de mamãe Oxum
E de Nosso Pai Oxalá

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Sobre mim

Bem vindos!



   Sou brasileiro de nascença e de vocação, Umbandista, capoeirista e comedor de arroz com feijão. Quando morei no Canadá sentia falta de tudo no Brasil, de São Paulo, da minha família, da religião, do esporte e da comida.
   Comecei a frequentar um terreiro há dois anos, e comecei a me desenvolver a um ano e meio, com um descanso de sete meses que foi o tempo que morei em Toronto, Canadá.
   Criei esse blog para compartilhar o meu aprendizado, e também para aprender mais, espero que gostem.
Agradecido.